domingo, 3 de julho de 2011

Meu nome não é Ronald Artest



     Ronald William Artest, Jr. mais conhecido como Ron Artest por enquanto, pois o ala do Los Angeles Lakers entrou com um pedido para mudar seu nome. Se aprovado pelo juiz, ele passará a se chamar Metta World Peace. Artest é reputado como um dos principais defensores do basquete atual, ganhando o NBA Defensive Player of the Year Award (Prêmio NBA de Melhor Jogador Defensivo do Ano) em 2004. No entanto, ele é um dos jogadores mais controversos, e é conhecido por ter sido a figura principal do Pacers-Pistons brawl (uma confusão que ocorreu em um jogo em 2004 entre Detroit Pistons e Indiana Pacers, que repercutiu negativamente para os envolvidos, para a NBA e para as autoridades presentes). Campeão em 2010 com os Lakers Artest foi decisivo no jogo sete.

      Artest vem chamando atenção nesse offseason por dois motivos, a possível mudança de nome e a possível ida para o mercado finlandês, a mudança de nome para Metta World Peace o nome que é relacionado ao budismo, Metta (no dialeto páli) é uma palavra que tem vários significados, a maioria ligada à bondade. Traduzindo do inglês, World Peace quer dizer paz mundial. Ou seja, o nome de Artest seria algo como Bondade Paz Mundial. Esta não é o primeiro caso de troca de nomes na NBA. Um dos maiores jogadores da história da Liga, Kareem Abdul-Jabbar começou a carreira como Lew Alcindor, antes de se converter ao islamismo. Se a mudança foi legalizada o nome no Uniforme dos Lakers deverá estar escrito Peace, a decisão caberá aos Lakers e ao Jogador já que muitos fãs comparam a camisa escrita Artest poderia entrar na justiça querendo a mudança de nome na camisa e uma indenização pela mudança.
     Já a possível ida de por enquanto Ron Artest para a Finlândia, Artest chegaria em Setembro e disputaria algumas partidas pela Liga Finlandesa se ocorre o lockout seria ótimo para o Lakers e para ele já que estaria mantendo o ritmo de jogo e a forma, mas não e tal fácil como parecia essa ida ele e precisaria de uma ”Carta de Compensação” da Federação Internacional de Basquete (FIBA) para competir em outra liga. A FIBA tem dado a entender que pode conceder essa carta se a próxima temporada da NBA ficar comprometida por causa do lockout (paralisação), então não seria problema nesse momento conseguir a carta, o Lakers poderia emperrar essa ida, pois o jogador ainda tem três anos de contrato com o time da Califórnia, essa não seria a primeira vez que jogadores da NBA iriam para a Finlândia, Scottie Pippen e Dennis Rodman, chegaram a atuar na Finlândia pouco antes de encerrarem suas carreiras no basquete. O detalhe é que o dirigente que levou os dois astros americanos para a Liga Finlandesa é o mesmo Aleksi Valavuori.
    Ron Artest ou Metta World Peace o nome não importa na NBA o que historia e a qualidade do Basquete é isso o Artest tem bastante, depois que colocou a cabeça no lugar vem provando isso e sabe muito bem como ser um dos titulares de um dos maiores time e mais famosos da NBA.

(Por:Caique Movio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário