segunda-feira, 11 de julho de 2011

Divagando sobre Video-Games, Cheerleaders e Michael Jordan



Como já era mais do que previsto, a NBPA entrou em greve. Isso significa que, mesmo após a belíssima temporada 2010-2011, o mercado da NBA foi obrigado a congelar. E ''obrigado a congelar'', nesse caso, significa ''proibido de funcionar'', já que nenhuma renovação de contrato ou troca pode ser feita enquanto a NBPA e os donos de times não chegarem a um acordo.
Dito isso, é de se imaginar que exista uma grande falta de assunto no mundo da NBA nesse momento. Passado o momento de ódio quase geral do Heat e de redenção do Mavericks, não há muito para dizer sobre a Liga. Discutir e (tentar) entender a greve parece inútil, então as conversas sobre a NBA acabam sendo sobre, basicamente:

a- A mudança de nome de Ron... Quer dizer, Metta World Peace, e a ironia da escolha desse nome, sabendo-se do temperamento nada dócil que o menino Ronald teve nos últimos anos;
b-as cheerleaders;
c- O incrível esporte chamado Planking , “praticado” por Gilbert Arenas;
d- O seu jogador no modo My Player do NBA 2K11 (aliás, estou editando um vídeo com o meu)
e- as cheerleaders .

Então , qual seria o assunto desse texto? Cheerleaders? Não, apelativo demais. Video-Game? Não, fica pra outra ocasião. Pensei nisso por alguns dias, pensei em vários assuntos, pensei até em arriscar um post sobre a WNBA (baseado na onda de importância do esporte feminino aqui no Brasil, graças a Marta & Cia. ), mas nunca sequer assisti uma partida de basquete feminino , então sei que não sairia coisa boa. Não por preconceito, muito menos por machismo, simplesmente por estar mais ocupado acompanhando a NBA ou outros esportes, como o MMA (sou viciado nesse negócio, sério). Então, resolvi filosofar sobre as estrelas dessa geração, comparando-as com estrelas das décadas passadas. Tudo que eu quero entender com essa divagação é: Por que tanta gente odeia LeBron , Kobe, D-Rose e outras estrelas da atualidade, enquanto todos amavam (e ainda amam) Michael Jordan?

Não estou dizendo que LeBron ou Kobe são melhores que Jordan, até porque essa discussão ficou muito sem graça e é totalmente desnecessária, nem que Jordan foi o melhor de todos os tempos, já que isso é relativo (É sim, na minha opinião).  Só quero entender como ele se tornou o MAIOR de todos os tempos. Falar de seus feitos nem é necessário. Fazer 63 pontos contra o poderoso Boston Celtics em seu primeiro jogo de playoff, levar o então razoável Chicago Bulls ao seu primeiro título e depois conquistar mais 5 títulos, o lendário Flu Game, entre tantos outros feitos, fizeram com que Jordan mais do que marcasse época, mudasse o jogo para sempre.


Mas tem um detalhe que pode ter sido decisivo : O marketing de Michael Jordan. Não tem como não dizer que o cara é um fenômeno de marketing (até hoje) e ter o seu nome envolvido em qualquer campanha publicitária é certeza de algumas cifras. Jordan ainda foi o homem que melhor soube cuidar de sua imagem, lançando sempre comerciais marcantes, ''aparecendo'' nas horas certas e nunca se envolvendo em polêmicas fora da quadra. Quer dizer, não tem como não amar esse cara, independente do time que torce. Encontrar algum hater é como tentar encontrar algum brasileiro que não era fã de Ayrton Senna e que não ficou abatido pelo acidente fatal. Talvez até exista, mas eu nunca vi. Na minha vida.


(Por: Vander Lissi) 

3 comentários:

  1. bem, eu não entro nessas discusões pois são tempos diferentes,regras diferentes adversarios diferentes,uma coisa eu digo,se um dia alguem me perguntar quem foi o melhor q eu vi jogar,posso dizer que foi kobe bryant,mais logo depois digo, mais não sei quem foi o melhor de todos

    ResponderExcluir
  2. Não tive a felicidade de ver Jordan jogar , acompanho a NBA desde 2002, então posso dizer que Shaq e Kobe foram meus primeiros ídolos e a melhor dupla que já vi em atividade. Mas, concordo com você , Kobe foi o melhor que já vi jogar. Agora se é melhor que Jordan, não é possível julgar. O fato é que , 'no papel', Jordan atingiu mais feitos do que Kobe. Agora, qual deles é o melhor, nunca saberemos.

    ResponderExcluir
  3. Se um dia Kobe chegar a ser 50% do jogador que foi Jordan,já podera se considerar um mito!

    MJ é incomparável.

    ResponderExcluir